caxeiro

No dia 13 de setembro, acontece, na Subterrânea, a abertura da exposição do projeto Simpático Elegante Caixeiro Viajante, contemplado pelo FAC das Artes do Rio Grande do Sul.  A visitação ocorre até o dia 22 de outubro, quando será lançado o livro do projeto.

A mostra consiste em instalações, desenhos, vídeo e objetos que surgiram a partir de uma viagem realizada desde o Paraguai até Porto Alegre por um quarteto de artistas que elaborou a “vida de caixeiro” durante as 3 semanas do percurso.  João Kowacs, Daniel Eizirik, Leonardo Remor e Denis Rodriguez apresentam agora os resultados deste deslocamento, que misturam realidade e ficção em diversas narrativas, como explicou a equipe do projeto antes da viagem:

“O projeto é uma vivência que estabelece um paralelo entre o universo do comércio cinza – a chamada muamba – e a produção e circulação de artistas. O narrador da história é um personagem fictício, híbrido de pintor e caixeiro viajante – ele repudia o título de muambeiro, que implica ilegalidade – e é um sujeito que se vê em andanças entre fronteiras e cidades pequenas, com a sua sobrevivência condicionada por esse trânsito e as trocas realizadas.Viveremos a vida do nosso personagem e voltaremos cheios de mercadorias, especiarias, uma exposição no Atelier Subterrânea e um livro.”

 

SERVIÇO

Exposição Simpático Elegante Caixeiro Viajante
Local: Atelier Subterrânea (Avenida Independência, 745, subsolo – Porto Alegre)
Abertura: 13 de setemebro, 16h
Visitação até 22 de outubro, de segunda a sexta, das 14h às 18h. Agendamentos para visita em outros horários: contato@subterranea.art.br
Lançamento do livro do projeto: 22 de outubro, 19h
Projeto contemplado pelo FAC das Artes Rio Grande do Sul e executado por Leonardo Remor, Denis Rodriguez, João Kowacs e Daniel Eizirik